Por que o Gato Lambe e depois Morde?

Por que o Gato Lambe e depois Morde?

A Pergunta que não quer calar: Por que o gato lambe e depois morde? Continua lendo que nós vamos te contar.

Se você é apaixonada e tem um ou mais gatos, com certeza já passou por esta situação: o seu gato está te lambendo tranquilamente… e de repente te morde!

Por que o gato lambe e depois morde

Ué, o que aconteceu? Será que não estava gostando da massagem? Por que o meu gato fez isso?

Hoje vamos explorar um pouco o mundo felino e explicar para você por que o gato lambe e depois morde baseando-nos em comportamentos próprios da espécie e os seus significados.

E além disso, também vamos dar algumas dicas para evitar que o gato te morda. Continue lendo!

como entender meu gato

Se você ama gatos, isso Também pode te interessar: Livro Digital | Como Entender Meu Gato

A linguagem felina – comportamento dos gatos

como entender meu gato

Mesmo que você seja um tutor experiente que conhece bem o seu gatinho, nem sempre é fácil compreender aquilo que ele está te dizendo. Por isso, é essencial que você aprenda mais sobre o universo felino e a linguagem corporal dos gatos. Sempre que puder, leia artigos relacionados com a etologia (ciência que estuda o comportamento animal), que com certeza vai ajudar a compreender mais sobre os fantásticos animais que são os gatos e a interpretar certos comportamentos de uma forma mais adequada.

Como você deve saber, os gatos utilizam o corpo deles para se comunicarem com os humanos e para expressarem emoções. Assim sendo, quando o seu amiguinho te lambe e depois mordisca, você deve estar muito atento ao corpo dele e, desse modo, tentar compreender o porquê de ele apresentar essa conduta.

É possível que você o tenha assustado, sem querer, enquanto lhe fazia carinho? O seu gato lambia você enquanto ronronava e mordiscava suavemente? A forma como o seu gato realiza este comportamento expressa muito mais do que você pode imaginar!

Quando o gato lambe e morde – o que significa

Não existe apenas uma forma de interpretar as lambidas, mordiscos e mordidas dos gatos, por isso, vamos explicar para você cada comportamento detalhadamente:

Por que os gatos lambem?

A língua dos gatos é, sem dúvida alguma, única e especial: está formada por pequenos espículos de queratina que são especialmente úteis na sessão de limpeza deles, para pentearem o pelo e eliminares toda a sujidade do mesmo.

Por isso, quando um gato dá lambidas no tutor ou lambe o cabelo, está apresentando uma conduta social, considerando-o do grupo social dele, como se o tutor fosse um gato. É uma conduta social positiva, que manifesta a existência de um bom vínculo entre o cuidador e o gato.

Para além disso, o gato pode lamber você como uma demonstração de afeto, já que aprendeu que mediante determinadas associações, que esse é um comportamento que você gosta e que origina mais carícias e afeto. Por outro lado, lamber de forma incessante (até compulsiva) pode significar que algo não está bem e que o bem-estar do seu bichano está comprometido, indicando estresse e ansiedade.

Por que os gatos mordem?

Tal como acontece com as lambidas, uma mordida também pode ter vários significados. Apesar disso, quem já foi mordido por um gato muito bravo ou assustado sabe que isso não tem nada a ver com as mordiscadas que um gato dá quando está brincando, mesmo que machuquem um pouco. Os gatos verdadeiramente chateados ou assustados mostram uma linguagem corporal muito expressiva, se contraindo e ficando rígidos e eriçados. Para além disso, é comum que bufem, miem de forma alerta e encurvem as costas.

Este tipo de mordidas (acompanhadas de arranhões doloroso) não têm absolutamente nada a ver com as mordidas por brincadeira, que geralmente fazem quando se descontrolam. Para além disso, existem mordidas de aviso para que você pare de o incomodar ou de fazer carinho e as mordidas como demonstração de afeto, que costumam ser mais controladas e repetitivas.

Por que os gatos lambem e mordem

Uma pergunta muito frequente é por que os gatos mordem e lambem, a resposta é que alguns gatos mordem logo após lambidas como sinal de aviso para que você pare de lhe fazer carinho.

Outros, fazem isso como forma de afeto e outros ainda o fazem como uma forma de grooming, ou seja, porque estão cuidando de você.

Os gatos se limpam uns aos outros, se lambem e dão mordidas suaves de forma a realizarem corretamente a higiene e arranjarem o pelo.

Por esse motivo, é muito normal que durante uma sessão de beleza, o seu companheiro te morda e isso não significa que seja uma conduta negativa.

Quando a mordida machuca…

Depois de entender por que os gatos mordem, é importante saber o que você deve fazer quando seu gato te morder e machucar você. Em primeiro lugar, você jamais deve castigá-lo, já que o seu felino está realizando uma conduta social, embora para nós não seja prazerosa.

Como você deve atuar quando o seu gato o morde? O ideal é que depois da mordida você pare de acariciá-lo e o ignore.Se você for sempre constante e repetir este comportamento, com o passar do tempo o seu gato começa associando as mordidas ao final da brincadeira ou da sessão de carícias e saberá perfeitamente que, se ele fizer isso, não terá mais atenção.

Ao mesmo tempo, é imprescindível que você aplique técnicas de reforço positivo para fortalecer as condutas que agradem, como quando o gato está tranquilo, dá lambidas sem morder ou ronrona pacificamente. Para isso, você pode usar um simples “muito bem” ou apostar em petiscos mais saborosos.

Se Você Deseja Entender a 0 que o Seu Gato tá Tentando Te Dizer, Conheça o IDIOMA FELINO

Fonte: https://www.peritoanimal.com.br/

Envie seu comentário